créditos

André Félix

Curadoria e Direção da Mostra Lâmina
André Félix é Diretor, Produtor e Roteirista de Cinema e TV, negro e natural do Rio de Janeiro. Dirigiu e roteirizou os curtas A Cor do Fogo e a Cor da Cinza (Prêmio Destaque da Mostra Kinoforum SP), Valentina (Melhor Curta e Melhor Direção no Cine Ceará) e o longa-metragem Diante dos Meus Olhos, disponível no Prime Video. Foi corroteirista do longa Entreturnos e da série Galera da Praia. Atualmente, comanda a mesa de roteiro das séries Nebulosa e Balada (com previsão de estreia para o primeiro semestre de 2021).

Castiel Vitorino Brasileiro

Curadoria
Castiel Vitorino Brasileiro é artista visual, macumbeira e psicóloga (CRP 06 / 162518) formada pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestranda no Programa de Psicologia Clínica da PUC-SP. Vive a macumbaria como um jeito de corpo necessário para que a fuga e o descanso aconteçam. Dribla, incorpora e mergulha em sua ontologia Bantu, e assume a cura como um momento perecível de liberdade. Nasceu em 1996, na Fonte Grande, Vitória/ES - Brasil.

Charlene Bicalho

Curadoria
Charlene Bicalho (João Monlevade/MG 1982) é artista visual, curadora de articulações co-criativas e pesquisadora independente cujo trabalho em vídeo experimental, performance, texto, instalação, investig[ação] e fotografia emerge da intersecção entre crítica institucional, arte educação, reflexões sobre o legado de comunidades tradicionais e processos contra coloniais. Sua formação em Administração e experiências na área de Gestão Cultural, no setor público e privado, há 10 anos, informa uma prática interdisciplinar com predominância de ações coletivas e colaborativas que se desdobram em projetos como Raiz Forte (2012-atual), Raiz Forte Espaço de Criação (ES/2016-2018),  Do pó se faz cipó (RS/2019), Imanência  (ES/2018), Fronteiras bordadas (ES/2017), I Afro Centrão (ES/2017), Submersos (ES/2014). Atualmente é aluna especial do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da USP, atua como mentora de projetos artísticos culturais e está indicada ao Prêmio PIPA 2021.

Gabriel Martins

Curadoria
Nascido em Belo Horizonte e radicado na periferia de Contagem, Gabriel Martins graduou-se na Escola Livre de Cinema/BH e em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Vídeo, em 2010, no Centro Universitário UNA. É sócio fundador da produtora Filmes de Plástico, junto a André Novais Oliveira, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia. Dentre os seus principais trabalhos como diretor estão os curtas Rapsódia para o Homem Negro, NADA e o longa-metragem No Coração do Mundo (codirigido por Maurilio Martins).

Kênia Freitas

Curadoria
Kênia Freitas é pesquisadora, crítica e curadora de cinema. Fez estágios de pós-doutorado na UCB e na Unesp. Doutora pela Escola de Comunicação da UFRJ. Realizou a curadoria das mostras "Afrofuturismo: cinema e música em uma diáspora intergaláctica", "A Magia da Mulher Negra" e "Diretoras Negras no Cinema brasileiro". Integrou as equipes curatoriais do IX CachoeiraDoc (2020) e Festival de Cinema de Vitória (2018). Escreve críticas para o site Multiplot!. Ministra cursos e oficinas sobre crítica, cinema negro, afrofuturismo e fabulações.

Marcelo Gomes

Produção Executiva
Nascido em Vitória/Espírito Santo, graduado em Comunicação Social com Master em Estratégias de Comunicação em Barcelona/Espanha. Sócio-fundador da Claraboia, onde atua desde 2015 em gestão de projetos, planos de comunicação e criação de conteúdo fotográfico e audiovisual para empresas e pessoas

Paula Falcão

Coordenação de Produção, Redes Sociais e Assessoria de Imprensa
Doutoranda em Comunicação (Uerj). Mestra em Comunicação e Cultura (UFRJ). Jornalista e pesquisadora. Já atuou como gerente de redes sociais e assessora de imprensa de diversos projetos culturais; atuou como analista de monitoramento digital; ministrou aulas, oficinas e palestras sobre Comunicação e Letramento Digital, para públicos de todas as idades. Hoje, atua como coordenadora, assessora de comunicação e social media no desenvolvimento de projetos culturais.

Felipe Amarelo

Direção de Imagem
Felipe Amarelo é fotógrafo e músico. Atua há mais de 10 anos no mercado publicitário produzindo conteúdo para marcas de todo o Brasil. É sócio-fundador da Claraboia, onde desenvolve projetos fotográficos para mercado editorial, publicidade e cinema.

Isabel Veiga

Direção de Produção, Cópias e Coordenação das Atividades de Formação
Isabel Veiga é graduada em Cinema pela UFF e Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ (PPGCOM-UFRJ). Integra o corpo docente da Academia Internacional de Cinema (AIC-RJ) e ministra oficinas de audiovisual em escolas e instituições de ensino. Trabalha como produtora e/ou curadora em mostras e festivais há mais de dez anos. Dirigiu os curtas-metragens partedois: do outro lado do rio e Mamulengos. Foi assistente de direção de A Cor do Fogo e a Cor da Cinza, Diante dos Meus Olhos e Frineia. Em 2019, cofundou a Cinecluba, cineclube dedicado a promover e pensar o cinema feito por mulheres.

Tamyres Batista

Criação de Conteúdo
Tamyres Batista é uma poeta negra nascida na diáspora. Nos últimos anos tem se dedicado a investigar a potência da palavra, na poesia, na prosa e também na escrita dramática. É cineclubista, integrando os coletivos Cineclube Nome Provisório e Teresa de Benguela. É graduada em Ciências Sociais pela Ufes. Tem lutado para garantir o direito de fabular e habitar dentro do próprio sonho.

Werllen Castro

Design gráfico
Werllen Castro é designer gráfico formado em 2009 pela Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização em publicações editoriais e identidade visual para eventos de arte e cultura. Atuou nas exposições de arte "Torções" (2016) e "Amas — Fisionomias e Desmembramentos" (2018), do artista Luciano Feijão, e "O Trauma é Brasileiro" (2019), da artista Castiel Vitorino Brasileiro. Também integra o coletivo editorial Borda, que em 2020 publicou uma reedição do texto “Diário do Hospício”, do escritor Lima Barreto, ilustrada pelo artista Luciano Feijão.

Vitor Medeiros

Blocagem e Revisão das Sessões
Mestre em Cinema pelo PPGCOM-UFF. Dirigiu, produziu e montou videoclipes, webséries e curtas-metragens com circulação em festivais de cinema. Trabalhou em projetos documentais e ficcionais para os canais Arte 1, Globoplay, Globosat+, CineBrasilTV e Multishow, exercendo funções de roteirista, pesquisador e ass. de direção. Editor da Revista Moventes, coordenador do núcleo de criação Ritornelo, idealizador do Festival Brasileiro de Cinema Cômico. Atua também no teatro e na dança.

Agradecimentos

Ana Dan, André Novais, Alessandra Brito, Alessandra Castañeda, Alice Name-Bomtempo, Anele Rodrigues, Antonio Candeia Filho, Bell Hooks, Bey and Jay, Bruno Henrique 27, Daniel Queiroz, Dave Chapelle, Diego Brotas, Felipe Gomes (Puff), Ivone Lara, Jacob e Odilia Félix (in memorian), Janio Silva, João Rezende, Joel Félix, Jordan Peele, Júlia Félix, Júnior Oliveira, Kathleen Collins, Kendrick Lamar, Laura Oliveira, Layla Braz, Lourenço Oliveira, Luciano Feijão, Mano Brown, Maria Bernadete, Marlon Riggs, Mateus Ramos, Marquinhos Satã, Nia Long, Norberto, Paulo Cesar Batista de Farias, Pé de Pano, Renan Corrêa, Rodrigo Sousa & Sousa, Sâmila Candeia, Sereno, Spike Lee, Tania Veiga, Thais Scabio (Todesplay), Therezinha Gil, Thiago Sobral, Tom e Théo, Toni Morrison, Welington Santos, e George Floyd.
realização
apoio